A Ford está a testar uma tecnologia de condução automatizada, com base em Inteligência Artificial (IA), concebida para tornar o processo mais eficiente. No âmbito deste projeto, os veículos não só saem da linha de montagem pelos seus próprios meios, como também se conduzem autonomamente para as estações de testes finais e fazem o seu próprio carregamento, antes de se posicionarem para seguirem viagem rumo aos clientes finais.
O projeto E-SELF é uma das iniciativas que a Ford está a desenvolver para o Centro de EV Ford da Colónia, na Alemanha, onde a produção de Veículos Elétricos terá início ainda este ano.
“A Ford está a reinventar a gama de veículos na Europa, um processo em que decidimos integrar e desenvolver os métodos que utilizamos na produção dos nossos novos EV”, declarou Frank Schwarz, líder do projeto da Ford. “A introdução da tecnologia de condução autónoma na linha de montagem poderá apoiar a eficiência e a segurança, permitindo, ao mesmo tempo, que os funcionários se concentrem em tarefas essenciais”.
A Ford está a realizar estes testes, com uma duração de dois anos e meio, tendo como parceiros o Institute of Automotive Engineering da Technische Universität Braunschweig e a Kopernikus Automotive. O Ministério Federal da Economia e Protecção Climática atribuiu ao projeto um financiamento de 2 milhões de euros.
O projeto E-SELF utiliza a comunicação veículo-com-a-infraestrutura para controlar e monitorizar veículos. Os sensores localizados à volta da fábrica conseguem identificar perigos ao longo do percurso do veículo, tais como uma pessoa ou outro veículo, podendo mesmo abrandar ou imobilizar os veículos se necessário.
Apenas na fase de testes finais poderão ser efetuadas uma dezena, ou mais, de deslocações entre diferentes locais, antes de os veículos ficarem estacionados nos pontos de recolha, para o seu transporte rodoviário, por comboio ou via marítima. Utilizando a tecnologia de IA, esses veículos, muito simplesmente, poderão deslocar-se pelos seus próprios meios, com carregamento completo e prontos para sair da fábrica. Este processo é válido para todos os veículos equipados com transmissão automática, controlo eletrónico de estabilidade, travão de mão elétrico e condução com assistência elétrica; o único requisito adicional é uma unidade de comunicação inteligente, de modo a permitir a interação com a infraestrutura.
Preencha um breve formulário e conheça as condições que temos para lhe oferecer